Saber como segmentar seu mercado é o [segredo para o sucesso] de suas estratégias de marketing e vendas.
Nesta série de artigos sobre Segmentação de Mercado, já falamos sobre
a importância da segmentação de mercado para potencializar seu faturamento, sobre
como a segmentação de mercado pode melhorar seu ROI – Retorno sobre Investimentos e, também, como essa estratégia pode
tatuar sua marca na mente de seu público alvo.
No artigo de hoje falaremos sobre os diferentes tipos de estratégias de segmentação de mercado, para que você estruture o seu plano de marketing e consiga seu objetivo de
[aumentar o seu faturamento em até 03 vezes num tempo recorde].
Até porque, antes que uma empresa possa decidir sobre sua oferta irresistível de produtos, ela precisa escolher os parâmetros com base no agrupamento de seus potenciais compradores.
Sendo assim, existem várias opções de segmentação de mercado disponíveis. Vamos a 3 das principais:
1 – Segmentação Geográfica
Essa talvez seja a forma mais comum de segmentação de mercado, em que as empresas segmentam o mercado atacando uma área geográfica restrita.
Por exemplo, as corporações podem optar por comercializar suas marcas em determinados países, mas não em outros.
Uma marca pode ser vendida apenas em um mercado, um estado ou uma região do Brasil.
Muitas redes de restaurantes concentram-se em uma área geográfica limitada para obter concentração de força.
Existem diferenças regionais nas preferências dos consumidores, e isso muitas vezes fornece uma base para a segmentação geográfica especializada. Outro exemplo é a possibilidade de um restaurante optar por vender comidas tipicamente nordestinas apenas na região sudeste do país.
Da mesma forma, uma outra rede de restaurantes pode concentrar suas estratégias de vendas de churrasco gaúcho apenas na região nordeste.
Uma empresa de tratores e máquinas agrícolas prefere concentrar suas estratégias de marketing em áreas rurais.
A segmentação geográfica pode assumir muitas formas, dentre elas destacamos:
- urbana x rural;
- norte x sul;
- praia x campo;
- áreas quentes x regiões geladas;
- áreas de alta umidade x áreas secas; e
- assim por diante…
Esses exemplos também revelam que a segmentação geográfica é, às vezes, um substituto – ou um meio – para outros tipos de segmentação.
2 – Segmentação Demográfica
Gênero, idade, renda, tipo de moradia e nível de escolaridade são variáveis demográficas comuns. Algumas marcas são direcionadas apenas para mulheres, outras apenas para homens.
Os serviços de streaming de música tendem a ser direcionados para os jovens, enquanto os aparelhos auditivos são direcionados para os idosos.
Os níveis de educação geralmente definem segmentos de mercado. Por exemplo, escolas primárias particulares podem definir seu mercado-alvo como locais altamente qualificados que contenham mulheres em idade fértil para consumir seus produtos.
A segmentação demográfica quase sempre desempenha algum papel em uma estratégia de segmentação.
3 – Segmentação Comportamental
Por fim, chegamos à segmentação comportamental, baseada em análises multivariadas de atitudes, valores, comportamentos, emoções, percepções, crenças e interesses do consumidor.
A segmentação comportamental é uma maneira legítima de segmentar um mercado, se pudermos identificar as variáveis de segmentação adequadas (ou declarações de estilo de vida, palavras, imagens, etc.).
Técnicas de pesquisa qualitativa – grupos focais, entrevistas aprofundadas, etnografia – tornam-se inestimáveis nesse estágio.
A pesquisa qualitativa fornece o insight, o conhecimento conceitual e a linguagem exata do consumidor, necessária para projetar o questionário de segmentação.
Normalmente, comentários e depoimentos dos consumidores são usados para construir uma base sólida de declarações comportamentais ou de estilo de vida – esses dois termos são usados alternadamente.
Uma grande amostra representativa de consumidores – geralmente, 1.000 ou mais- é questionada sobre o grau em que eles concordam ou discordam de cada informação.
O método de coleta de dados é muito importante, porque um questionário pode ser muito longo – geralmente de 05 a 15 minutos de duração – e, portanto, tomar um tempo considerável do consumidor para responder.
Entrevistas pessoais curtas, formulários on-line, – ou até mesmo pesquisas por e-mail, – análises das mídias sociais e buscas de palavras-chave nos motores de busca são os meios mais recomendados para entender o perfil comportamental dos seus consumidores.
Conclusão
Nossa dica principal hoje é que você tire um tempo para avaliar os vários dados geográficos, demográficos e comportamentais de seus avatares.
Utilize uma estratégia híbrida de segmentação de mercado, aplicando várias técnicas de agrupamento de forma paralela para seus potenciais consumidores.
Por último e mais importante, personalize sua mensagem para cada segmento definido. Este é um método quase infalível para entregar valor maciço e ganhar a confiança de sua persona.
Faça o máximo possível para ajudar seus compradores a superar seus problemas, medos e assim por diante. Quanto mais relevante for a comunicação, mais provável é que se tornem clientes de longo prazo.
Se você implementar essas três estratégias de segmentação de mercado em suas campanhas de marketing, verá um aumento notável em suas conversões de leads e vendas.
No próximo artigo iremos, junto com você, criar um exemplo de segmento de mercado, você não pode perder!
E aí, gostou desse artigo? Está curtindo a série? Então comente logo abaixo!
Sabemos que existem várias outras
estratégias de segmentação de mercado, por isso queremos ouvir sua opinião. Compartilhe conosco seu conhecimento e nos fale mais sobre as estratégias de segmentação de mercado que deram certo pra você.
Que tal, topa o desafio?
Estamos esperando por você!
Muito sucesso e até breve…
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